ATUALIZAÇÃO RANKING TEMPORADA 2011

Para estimular a participação dos botonistas nos campeonatos organizados pelo Clube do Botão Gaspar Vaz, foi criado o Ranking do Ano, que aqui chamaremos de “Ranking da Temporada”. A primeira edição foi em 2010 e contou com a pontuação dos três primeiros campeonatos. Para este ano, os pontos de todos que já participaram da competição foram zerados e os botonistas têm a chance de iniciar a corrida pelo “Troféu Palheta de Ouro”, que será entregue, no final da temporada, ao jogador mais regular do Clube do Botão Gaspar Vaz.
Em nosso calendário, estamos prevendo a realização de um campeonato por mês. No último dia 20 de março realizamos a terceira edição do Campeonato Interno do Clube do Botão Gaspar Vaz. O Ranking da Temporada segue como medida para incentivar o comparecimento dos botonistas nas competições ao longo do ano e, fortalecer o trabalho do Clube do Botão Gaspar Vaz. Como deve ser de conhecimento de todos, pretendemos filiar o clube à Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) e contamos com a presença e apoio de todos.
Para a formatação do Ranking da Temporada de 2011, seguimos os mesmos critérios utilizados no ano passado, que são três: por participação, por colocação final no número de pontos e por classificação no ‘pódio’, como campeão, vice-campeão e terceiro lugar.
Para o primeiro critério, por participação, estipulamos que cada botonista participante ganha 10 pontos no ranking apenas confirmando sua presença. Portanto, todos os botonistas que participaram de uma competição, já garantiram 10 pontos no Ranking da Temporada por cada torneio disputado.
No segundo critério, por colocação final no número de pontos, a pontuação dada aos botonistas é em ordem decrescente e, mais uma vez, todos participantes de um campeonato ganham. A tabela utilizada é a classificação da primeira fase em pontos corridos. Se houve torneio que contou com dois grupos, todos os times são agrupados em um único grupo para se obter a colocação final do botonista na primeira fase em pontos. Portanto, se o campeonato teve 14 times, o primeiro colocado na pontuação geral, após os jogos da primeira fase, ganha 14 pontos no Ranking da Temporada. O segundo colocado na tabela leva 13 pontos; o terceiro 12 e assim sucessivamente até que o 14º colocado ganhar 1 ponto. Ou seja, até o ‘último’ colocado leva pontos para o Ranking da Temporada.
No terceiro e último critério, classificação no ‘pódio’, somente os três primeiros colocados no final da competição ganham pontos para o Ranking da Temporada. O campeão leva um bônus de 10 pontos; o vice-campeão ganha 5 pontos; e o terceiro colocado soma mais 3 pontos
Feitas estas considerações, o Departamento Técnico do Clube do Botão Gaspar Vaz, com a realização do terceiro Campeonato Interno, disputado na Lanchonete Quatro Estações, em Mogi das Cruzes, atualizou o Ranking da Temporada 2011.
Para o quesito colocação final no número de pontos, a pontuação dada aos botonistas foi feita conforme a classificação geral do torneio, considerando apenas a primeira fase:

Considerando esta classificação final, o Ranking da Temporada 2011 atualizado ficou da seguinte forma:

Leia Mais

3º Campeonato Interno - CB Gaspar Vaz - 2011



ESTREANTE MARCELO ‘JILÓ’, COM O OLYMPIQUE, É O CAMPEÃO DO TERCEIRO CAMPEONATO DO GASPAR VAZ DE 2011

O 3º Campeonato Interno do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ de 2011 (o sexto no geral) foi disputado no dia 20 de março na Lanchonete Quatro Estações, no centro de Mogi das Cruzes, do anfitrião Enrique Omar, mais conhecido como Boli, que estava radiante com seu novo time de botão, o Shaktar Donetsk (UCR), “fabricado” por Rodrigo Barreira.
A competição, com tema Copa dos Campeões da Europa, teve a participação recorde de 23 botonistas, vindos de várias cidades, como Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e até São Paulo. O nível técnico foi um dos melhores e para a surpresa de todos (ou nem tanto para alguns), o título ficou com o estreante Marcelo “Jiló” Rodrigues.
O campeonato ainda teve mais de nove botonistas estreantes que prestigiaram a competição, dentre eles, os amigos de “Jiló”, Paulo Hernique Bacellar e Paulo Eduardo Bacellar. Além disso, 13 botonistas que já competiam antes, marcaram presença neste terceiro campeonato deste ano.
E “Jiló” mostrou que jogar futebol de botão é como andar de bicicleta. Uma vez que se aprende, jamais esquece. Na decisão, ele ainda protagonizou um verdadeiro “clássico” com o amigo de infância Gílson Sene, aniversariante do fim de semana. Os dois fizeram a final do torneio e “Jiló” venceu por 8 a 5 em jogo de alta categoria.
Dentre os ilustres estreantes, as presenças que devem ser registradas foram de Marcelo Cereda e seu filho, Vinicius Minniti, que vieram da Zona Norte de São Paulo prestigiar a competição. Marcelo é o idealizador da Liga Millenovecento e organiza campeonatos com frequência em seus domínios.
Poá marcou forte presença também com a participação de José Carlos, um “sócio” antigo do clube, e de George Pereira, George Pereira Filho, que trouxe o amigo Rodrigo Baroli, e de Mário Cardinale, que se prontificou a levar uma das etapas do Campeonato do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ para a “Cidade Jóia” no próximo mês.
O sempre participante Samuel Visa Júnior – ainda não foi desta vez que ele passou da primeira fase – veio acompanhado do amigo Raul Rodrigo, que gostou do que viu e promete voltar.
Os 23 participantes disputaram a competição divididos em quatro grupos, sendo três deles com 6 equipes e um com cinco jogadores. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para as oitavas de final, disputada em sistema eliminatório. Foi desta forma até a final, assim como ocorre na verdadeira Champions League da UEFA.
A competição contou com seis times italianos, cinco espanhóis, três alemães, três ingleses, dois holandeses, dois portugueses, um francês e um ucraniano. Todos jogaram novamente em cinco “estádios”. Mais uma vez, o botonista Rodrigo Barreira emprestou a Arena Palestra para o CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ.
O terceiro campeonato deste ano contou com os seguintes botonistas:

Marcus Navarro – Ajax (HOL)
George Pereira Filho – Benfica (POR)
Marcelo “Jiló” Rodrigues – Olympique (FRA)
Delcimar Ferreira – Manchester City (ING)
Alexandre Barreira – Bayern Munique (ALE)
Paulo Henrique Bacellar – Parma (ITA)
Matteus Tashira – PSV (HOL)
Lucas Etiene – Liverpool (ING)
Rodrigo Baroli – Wolfsburg (ALE)
Enrique “Boli” Omar – Shaktar Donetsk (UCR)
João Victor – Real Madrid (ESP)
Samuel Visa Jr. – Chelsea (ING)
Paulo Eduardo Bacellar – Borussia Dortmund (ALE)
Marcelo Cereda – Sevilha (ESP)
Leandro Dilon – Milan (ITA)
Rodrigo Barreira – Málaga (ESP)
George Pereira – Fiorentina (ITA)
Mario Cardinale – Roma (ITA)
Vinicius Minniti – Internazionale (ITA)
Raul Rodrigo – Valencia (ESP)
Gílson Sene – Barcelona (ESP)
José Carlos – Lazio (ITA)
Tiago Pantaleon - Sporting

O torneio teve onze rodadas. Houve premiação para o campeão, vice e terceiro colocados. Além disso, dois jogos de botão foram sorteados aos botonistas. Mais uma vez a família de Gílson Sene levou um jogo para casa com o sortudo João Victor, que ganhou o botão do Paraná Clube. Samuel Visa Jr. levou o outro, o Barcelona, “fabricado” artesanalmente por Rodrigo Barreira.
Com a bola em jogo, no Grupo A, os classificados foram o Bayern Munique (Alexandre Barreira), que ganhou os cinco jogos e fechou na liderança com 15 pontos; seguido por Olympique de Marselha (“Jiló”), com 12; George Pereira Filho (Benfica), com 9; e Parma (Paulo Henrique Bacellar), com 6 pontos.
No Grupo B, um dos mais equilibrados, o Liverpool (Lucas Etiene), com 8 pontos, foi o líder. Depois garantiram vaga o Shaktar Donetsk (“Boli”), com 7 pontos e saldo de +2; Real Madrid (João Victor), com 7 pontos e saldo de -1; e PSV (Matteus Tashira), com 7 pontos e saldo de -3.
O Grupo C teve como líder disparado a Fiorentina (George Pereira), com 13 pontos, seguido por Málaga (Rodrigo Barreira), que somou 11; Sevilha (Marcelo Cereda), com 7; e Borussia Dortmund (Paulo Eduardo Bacellar), com 5 pontos.
Por fim, no Gurpo D, a Internazionale (Vinicius Minniti) foi a líder com 12 pontos; seguida por Barcelona (Gilson Sene), que somou 7; Lazio (José Carlos), com 4; e Valencia (Raul Rodrigo), com 3 pontos, mas saldo de gols de -5. No entanto, Raul não pôde ficar para as oitavas de final e o Sporting (Tiago Pantaleon), que somou 3 pontos mas ficou com saldo -6, herdou a vaga.

Oitavas
As oitavas de final começaram justamente com a participação do Sporting (Tiago Pantaleon), que não resistiu à força do Bayern (Alexandre Barreira) e foi derrotado por 7 a 0. Na sequência, o Málaga (Rodrigo Barreira) venceu o Real Madrid (João Victor), por 3 a 1; o Borussia Dortmund (Paulo Eduardo Bacellar) bateu o Liverpool (Lucas) por 1 a 0; o PSV (Matteus Tashira) venceu a Fiorentina (George Pereira) por 3 a 2; o Olympique (“Jiló”) derrotou o Sevilha (Marcelo Cereda) por 4 a 2; e a Internazionale (Vinicius Minniti) goleou o Parma (Paulo Hernique Bacellar) por 6 a 1. Dois jogos desta fase foram definidos somente nas cobranças de pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal em ambos. O Barcelona (Gílson Sene) eliminou o Benfica (George Pereira Filho) por 2 a 0 nos pênaltis; e o Shaktar Donetsk venceu a Lazio por 1 a 0 nos tiros livres diretos.

Quartas de final
As quartas de final reservaram o encontro dos irmãos Rodrigo e Alexandre Barreira, repetindo o duelo das semifinais do segundo campeonato deste ano quando Alexandre venceu. E não foi desta vez que Rodrigo devolveu a eliminação anterior. O Bayern (Alexandre) bateu o Málaga (Rodrigo) por 5 a 4 e garantiu uma vaga entre os quatro primeiros da competição. Esta fase ainda teve as sonoras goleadas do Barcelona (Gílson Sene) sobre o Borussia Dortmund (Paulo Eduardo Bacellar) por 9 a 1 e do Olympique (“Jiló”) sobre o PSV (Matteus Tashira) por 6 a 0, além da vitória da Internazionale (Vinicius Minniti) sobre o Shaktar Donetsk (“Boli”) por 1 a 0 nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

Semifinais
Nas semifinais, o Bayern (Alexandre Barreira) perdeu para o Barcelona (Gílson Sene) por 5 a 3. Depois de cinco campeonatos, foi a primeira vez que Alexandre Barreira não disputaria o título. No outro duelo, o Olympique (“Jiló”) bateu a Internazionale (Vinicius Minniti) por 2 a 1 e garantiu vaga na decisão.

Finais
Pela disputa do terceiro lugar, o Bayern (Alexandre Barreira) não deu chances à Internazionale (Vinicius Minniti) e venceu por 6 a 2. Na decisão do título, que fez os dois botonistas envolvidos relembrarem dos velhos e bons tempos de infância, o Olympique (“Jiló”) venceu o Barcelona (Gílson Sene) por 8 a 5 e conquistou o título do 3º Campeonato do     CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ.


Confira os resultados do 3º Campeonato Interno do Clube do Botão Gaspar Vaz deste ano, que teve como tema a Copa dos Campeões da UEFA:

1ª Fase

Grupo A

Ajax 0 x 3 Benfica
Olympique 4 x 0 Manchester City
Bayern Munique 4 x 1 Parma

Manchester City 0 x 3 Bayern Munique
Benfica 3 x 5 Olympique
Parma 1 x 0 Ajax

Olympique 7 x 1 Ajax
Bayern 6 x 2 Benfica
Manchester City 0 x 2 Parma

Benfica 2 x 1 Manchester City
Ajax 1 x 4 Bayern Munique
Parma 2 x 5 Olympique

Bayern Munique 5 x 2 Olympique
Manchester City 0 x 0 Ajax
Benfica 3 x 0 Parma

Grupo B
PSV 2 x 3 Liverpool
Wolfsburg 0 x 0 Shaktar Donetsk
Real Madrid 1 x 1 Chelsea

Shaktar 2 x 0 Real Madrid
Liverpool 0 x 0 Wolfsburg
Chelsea 0 x 0 PSV

Wolfsburg 6 x 3 PSV
Real Madrid 3 x 2 Liverpool
Shaktar Donetsk 3 x 0 Chelsea

Liverpool 2 x 1 Shaktar Donetsk
PSV 3 x 2 Real Madrid
Chelsea 0 x 0 Wolfsburg

Real Madrid 2 x 1 Wolfsburg
Shaktar Donetsk 0 x 2 PSV
Liverpool 1 x 1 Chelsea

Grupo C
Borussia Dortmund 0 x 6 Sevilha
Milan 4 x 4 Málaga
Fiorentina 6 x 2 Roma

Málaga 3 x 3 Fiorentina
Sevilha 2 x 1 Milan
Roma 2 x 2 Borussia Dortmund

Milan 0 x 1 Borussia Dortmund
Fiorentina 4 x 2 Sevilha
Málaga 4 x 1 Roma

Sevilha 0 x 2 Málaga
Borussia Dortmund 1 x 4 Fiorentina
Roma 0 x 0 Milan

Fiorentina 3 x 2 Milan
Málaga 4 x 1 Borussia Dortmund
Sevilha 3 x 3 Roma

Grupo D
Internazionale 3 x 1 Valencia
Barcelona 0 x 0 Lazio

Lazio 0 x 1 Sporting
Valencia 0 x 3 Barcelona

Barcelona 1 x 4 Internazionale
Sporting 1 x 2 Valencia

Valencia 2 x 3 Lazio
Internazionale 3 x 0 Sporting

Sporting 0 x 3 Barcelona
Lazio 0 x 3 Internazionale


CLASSIFICAÇÃO DA 1ª FASE

GRUPO A                     PG    SG
1º Bayern Munique     15
2º Olympique             12
3º Benfica                 9
4º Parma                  6
5º Manchester City     1      -10
6º Ajax                     1      -13

GRUPO B                     PG    SG
1º Liverpool               8     
2º Shaktar Donetsk     7      +2
3º Real Madrid           7      -1
4º PSV                      7      -3
5º Wolfsburg                      6
6º Chelsea                 4

GRUPO C                     PG    SG
1º Fiorentina              13
2º Málaga                  11
3º Sevilha                 7
4º Borussia D.            4
5º Roma                   3
6º Milan                    2

GRUPO D                     PG    SG
1ºInternazionale         12
2º Barcelona              7
3º Lazio                    4
4º Valencia                3      -5
5º Sporting                3      -6
                              
Oitavas de final
Bayern Munique 7 x 0 Sporting
Málaga 3 x 1 Real Madrid
Liverpool 0 x 1 Borussia Dortmund
Barcelona 2 (2) x (0) 2  Benfica *
Fiorentina 2 x 3 PSV
Olympique 4 x 2 Sevilha
Internazionale 6 x 1 Parma
Shaktar Donetsk 2 (1) x (0) 2 Lazio *
* Pênaltis

Quartas de final
Bayern 5 x 3 Málaga
Borussia 1 x 9 Barcelona
PSV 0 x 6 Olympique
Internazionale 2 (1) x (0) 2 Shaktar Donetsk *
* Pênaltis

Semifinais
Bayern 4 x 5 Barcelona
Olympique 2 x 1 Internazionale


Finais
Disputa do 3º lugar
Bayern 6 x 2 Internazionale

Disputa do título
Barcelona 5 x 8 Olympique

CAMPEÃO: OLYMPIQUE
Marcelo “Jiló” Rodrigues

VICE: BARCELONA
Gilson Sene

3º LUGAR: BAYERN MUNIQUE
Alexandre Barreira

VEJA AS FOTOS
Leia Mais

Copa 4 Estações é neste domingo


O terceiro campeonato de 2011 do Clube do Botão Gaspar Vaz, denominado Copa 4 Estações para homenagear o local da competição, a Lanchonete Quatro Estações, será neste domingo (20), a partir das 13 horas.
A competição terá como tema a Copa dos Campeões da Europa e já estão confirmadas as participações de 20 botonistas, dentre eles, vários estreantes.
Como aperitivo, segue a foto dos troféus que serão distribuídos aos três primeiros colocados do campeonato.

Clínica
O Clube do Botão Gaspar Vaz realizou no último sábado uma clínica para aproximadamente 30 crianças na ADC Valtra, em Brás Cubas. Na oportunidade, Alexandre Barreira, presidente do Clube do Botão Gaspar Vaz, e Claudinei Manso, diretor de Esportes da ADC Valtra, explicaram o jogo para as crianças – muitas delas nem conheciam o esporte praticado por muitas pessoas no Brasil.
“Foi sem dúvida uma manhã agradável, na qual pudemos perceber ainda o encantamento das crianças com um brinquedo que, para muitos, era totalmente novo”, afirmou Barreira.
Para Claudinei, a experiência foi válida. “Muitos nem conheciam o jogo de botão e passaram até a gostar. Futuramente faremos mais clínicas como estas”, frisou o diretor. “Além disso, as portas da ADC Valtra estão abertas para que o Clube do Botão Gaspar Vaz faça uma das etapas de seus campeonatos aqui em nossa sede”, definiu Claudinei.


Leia Mais

Lanchonete Quatro Estações recebe torneio dia 20 de março

A Lanchonete Quatro Estações, localizada nas proximidades da Praça do Imigrante, no centro expandido de Mogi das Cruzes, vai receber a terceira edição do Campeonato Interno do Clube do Botão Gaspar Vaz de 2011. O torneio está programado para ter início às 14 horas no dia 20 de março.
Especializada em oferecer a melhor batata inglesa de Mogi, a Lanchonete Quatro Estações abrirá suas portas no dia 20 para receber os botonistas de Mogi e Região do Alto Tietê, como Poá e Suzano.
O tema da terceira edição do torneio organizado pelo Clube do Botão Gaspar Vaz será a “Copa dos Campeões da Europa” e a expectativa é de que 24 botonistas participem da competição.
Leia Mais

O 3º Campeonato Interno será dia 20 de março

A terceira edição do Campeonato Interno do Clube do Botão Gaspar Vaz de 2011 será realizado no próximo dia 20 de março, a partir das 13 horas. A competição será realizada na Lanchonete Quatro Estações, localizada próxima da Praça do Imigrante, no centro expandido de Mogi das Cruzes. O tema deste torneio será “Copa dos Campeões da Europa” e a expectativa é de que 16 botonistas participem da competição.

Alguns integrantes do Clube do Botão Gaspar Vaz já confirmaram presença e seus respectivos times:


Tiago Pantaleon – Sporting (Portugual)
Leandro Dilon – Milan (Itália)
Samuel Visa Jr. – Chelsea (Inglaterra)
José Carlos – Lazio (Itália)
Arnaldo Borges – Internazionale (Itália)

Leia Mais

ATUALIZAÇÃO DO RANKING 2011

Para estimular a participação dos botonistas nos campeonatos organizados pelo Clube do Botão Gaspar Vaz, foi criado o Ranking do Ano, que aqui chamaremos de “Ranking da Temporada”. A primeira edição foi em 2010 e contou com a pontuação dos três primeiros campeonatos. Para este ano, os pontos de todos que já participaram da competição foram zerados e os botonistas terão a chance de iniciar a corrida pelo “Troféu Palheta de Ouro”, que será entregue, no final da temporada, ao jogador mais regular do Clube do Botão Gaspar Vaz.
Em nosso calendário, estamos prevendo a realização de um campeonato por mês. Já tivemos dois torneios: 1º e 2º Campeonato Interno ocorridos nos dias 16 de janeiro e 20 de fevereiro, respectivamente.
O Ranking da Temporada segue como medida para incentivar o comparecimento dos botonistas nas competições ao longo do ano e, fortalecer o trabalho do Clube do Botão Gaspar Vaz. Como deve ser de conhecimento de todos, pretendemos filiar o clube à Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM) e contamos com a presença e apoio de todos.
Para a formatação do Ranking da Temporada de 2011, seguimos os mesmos critérios utilizados no ano passado, que são três: por participação, por colocação final no número de pontos e por classificação no ‘pódio’, como campeão, vice-campeão e terceiro lugar.
Para o primeiro critério, por participação, estipulamos que cada botonista participante ganha 10 pontos no ranking apenas confirmando sua presença. Portanto, todos os botonistas que participaram de uma competição, já garantiram 10 pontos no Ranking da Temporada por cada torneio disputado.
No segundo critério, por colocação final no número de pontos, a pontuação dada aos botonistas é em ordem decrescente e, mais uma vez, todos participantes de um campeonato ganham. A tabela utilizada é a classificação da primeira fase em pontos corridos. Se houve torneio que contou com dois grupos, todos os times são agrupados em um único grupo para se obter a colocação final do botonista na primeira fase em pontos. Portanto, se o campeonato teve 14 times, o primeiro colocado na pontuação geral, após os jogos da primeira fase, ganha 14 pontos no Ranking da Temporada. O segundo colocado na tabela leva 13 pontos; o terceiro 12 e assim sucessivamente até que o 14º colocado ganhar 1 ponto. Ou seja, até o ‘último’ colocado leva pontos para o Ranking da Temporada.
No terceiro e último critério, classificação no ‘pódio’, somente os três primeiros colocados no final da competição ganham pontos para o Ranking da Temporada. O campeão leva um bônus de 10 pontos; o vice-campeão ganha 5 pontos; e o terceiro colocado soma mais 3 pontos
Feitas estas considerações, eis o Ranking da Temporada válido para este ano de 2011 com a realização de dois campeonatos internos organizados pelo Clube do Botão Gaspar Vaz neste ano:

Leia Mais