Definido o calendário da Temporada 2013


         


      O CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ já está com o calendário da temporada 2013 definido. Como de costume, vamos ter uma etapa por mês e sempre temáticos. O nosso primeiro encontro já ocorreu no dia 20 de Janeiro com o tema Campeonato Brasileiro e foi disputado nas Séries Ouro e Prata conforme o Ranking da Temporada 2012.

Como todos sabem, o corretor de imóveis Marcelo Rodrigues “Jiló”, com o Internacional, foi o campeão, ao vencer o jornalista Alexandre Barreira, que atuou com o Bahia. O bancário Roldrigo Barreira, com o Palmeiras, foi o terceiro colocado. Pela Série Prata, o jornalista paulistano Mauro Silveira conquistou o título jogando com a Ponte Preta. Ele venceu o empresário Fábio Queiroz, com o Paysandu, na decisão. O terceiro lugar ficou com Anderson Campos, que jogou com o Figueirense.

A próxima etapa está prevista para ocorrer no dia 17 de Fevereiro, e o tema desta vez será Copa América de Seleções, valendo qualquer seleção das três Américas de nosso continente.

Seguindo com o calendário, o Campeonato Interno de Março segue com as demais etapas de Março a Dezembro e, reforçando, sempre temáticas. Os locais dos campeonatos serão definidos nas semanas que antecederem a disputa. É bom reforçar que na última etapa do ano, no final do ano, haverá aquela taxa de inscrição diferenciada para que os botonistas fiquem com o time que atuarem neste evento.

CALENDÁRIO DO CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ – 2013

Data
Tema
20/01
Campeonato Brasileiro
17/02
Copa América de Seleções
17/03
Copa dos Campeões da Europa
28/04
Taça Libertadores da América
19/05
Campeonato Paulista
23/06
Eurocopa
21/07
Copa Sul-Americana de Clubes
18/08
Copa Africana de Seleções
15/09
Copa do Brasil
20/10
Campeonato de Mogi das Cruzes
24/11
Mundialito de Clubes
09/12
Copa do Mundo



Leia Mais

Um pouco da história dos nossos “estádios”

Para manter todos sintonizados em nosso blog, vou contar neste post um pouco da história de nossos “estádios”. Todos foram adquiridos ao longo destes dois anos e três meses de existência do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ e produzidos por um mesmo “artista”: o controlador de trânsito da CET e botonista roxo pelo Atlético-PR, o guarulhense Israel Silva.

Com capricho e muita qualidade no material que utiliza, ele foi “construindo” cada um dos campos com as características que pedi, sempre pensando no melhor para a nossa agremiação. A primeira mesa que ele fez eu ainda organizava os campeonatos no fundo do quintal da casa de minha sogra, dona Maria Salas de Saldia. Por motivos óbvios, a M1 [Mesa 1] foi batizada de “Estádio Eliseu Barreira”, em homenagem ao meu pai que ensinou a prática do futebol de mesa para eu e meu irmão, o bancário Rodrigo Barreira. As características deste campo são únicas por apresentar cores diferentes entre as áreas e grande círculo do restante do campo e também na área externa. Este “estádio”, que tem traves com meio gancho no alto para segurar a rede, é um dos xodós do clube.







O M2 batizado de “Estádio Enrique Saldia Martinez” faz homenagem ao meu sogro, pai da minha querida esposa Maria Salas, que uma vez por mês entende que ‘preciso’ me reunir com o pessoal do botonismo para a disputa dos campeonatos do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ. As listras em tons diferentes de verde e amarelo um pouco gastas remetem ao que a Brianezzi fabricava antigamente. As traves deste campo são da fabricante Crakes e a rede é vermelha, umas das linhas da empresa utilizada há dois anos.







O campo M3 é uma justa homenagem à cidade em que o CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ é sediado. O nome, claro, não poderia ser diferente: “Estádio Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira”, o famoso “Nogueirão” da Vila Industrial. As traves também remetem às utilizadas atualmente no simpático estádio de Mogi das Cruzes.













Voltando ao estilo Brianezzi, importante fábrica de material para o botonismo e que infelizmente já encerrou as atividades, resolvi homenagear uma das pessoas mais importantes da minha vida com o batismo do campo M4, o cardiologista Adib Domingos Jatene, que há 38 anos realizou uma cirurgia complexa em um garotinho cheio de problemas de saúde, dando a ele mais uma sobrevida que perdura até hoje. A trave é da fábrica Crakes, mas com redes brancas.









Corintiano fanático como eu – que me perdoem os torcedores dos demais times, os quais eu respeito muito – resolvi homenagear o meu time do coração com o campo M5. Com as características do conhecido “Terrão” do Parque São Jorge, Israel Silva superou todas as minhas expectativas e fez um campo primoroso, da cor de terra, o qual batizei de “Estádio Alfredo Schüring”, a famosa “Fazendinha”. A trave fabricada pela empresa Ki-Gol tem o estilo da Copa do Mundo do México de 1986, toda esticada em forma de caixote, dando a falsa impressão que o gol é maior do que os demais. Mas é somente falsa impressão.






Os campos M6 e M7 foram os últimos adquiridos diretamente do botonista guarulhense Israel Silva. Já aviso logo que ambos homenageiam os meus avôs, já falecidos, O M6 foi um verdadeiro desafio para o Israel. Pedi um campo todo quadriculado em tons diferentes de verde. E, pela fotografia, vocês vão ver que ele se superou. O campo ficou extremamente bonito e recebeu o nome de “Estádio Ernesto Barreira”, pai do meu querido pai, Eliseu Barreira. Para estender a homenagem ao Eliseu, resolvi encomendar uma trave ao estilo da Copa do Mundo de 1962, disputada no Chile, na qual a haste de sustentação da rede branca se estendesse do travessão até a parte de trás do gol. Ficou extraordinariamente muito parecida com a original.





No M7, o desafio era menor, mas não menos importante. Foi pedido que fizesse um campo listrado em verde e amarelo como os antigos campos da Brianezzi e acabou ficando idêntico ao original. O detalhe maior veio com as traves, encomendadas sobre medida e que remetem à Copa do Mundo de 1970, com redes pretas. O resultado final ficou muito bom e para batizá-lo, o homenageado da vez foi o pai de minha mãe, o meu avô Luiz Ferreira da Silva Filho.






Para finalizar, o último campo que o CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ adquiriu foi o M8 – “Estádio Luís Inácio Lula da Silva”, que pertencia ao estudante Felipe Tashira, também corintiano roxo e que homenageia o ex-presidente da República, também de coração alvinegro. Para nossa tristeza, Felipe se desinteressou do botonismo e, então, evitando que o material fosse descartado de forma incorreta, resolvemos comprá-lo e inseri-lo no patrimônio da nossa agremiação. O campo também foi fabricado por Israel Silva. As traves que ilustram esta foto são emprestadas do advogado Enrique Omar “Boli”, que encomendou para seu “estádio” o modelo igual ao do Maracanã, se aproximando um pouco do Flamengo, seu clube do coração. 


Leia Mais

Começa a corrida para o prêmio "Botonista do Ano"



A disputa pelo título de "Melhor Botonista de 2013" teve início. Após a realização da primeira etapa do Campeonato Interno do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ, os jogadores começaram a somar pontos para o Ranking da Temporada 2012. E o corretor de imóveis Marcelo Rodrigues “Jiló” largou na frente com a conquista de dois importantes títulos logo no campeonato de janeiro –  a Série Ouro – considerada a primeira divisão – e a Copa Gaspar Vaz – o torneio mata-mata mais cobiçado pelos jogadores. Com esta performance, “Jiló” somou 70 pontos e disparou na frente.

                                            "Jiló" (à desq.) e Mauro - campeões das Séries Ouro e Prata

Na segunda posição aparece o jornalista paulistano Mauro Silveira. Graças ao bom desempenho na primeira fase e do consequente título da Série Prata, o botonista soma 53 pontos e, em fevereiro poderá ampliar esta soma, já que disputará a Série Ouro.

Série que aparece o jornalista mogiano Alexandre Barreira, presidente do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ. Ele soma 34 pontos, superando o irmão, o bancário Rodrigo Barreira, por apenas um ponto. O empresário do ramo de escola de idiomas Fábio Queiroz está em quinto lugar com 27 pontos, graças principalmente ao vice-campeonato da Série Prata, feito que também o levará a disputa da Série Ouro em Fevereiro.

                            Irmãos Barreira em ação - Alexandre (à esq) e Rodrigo

A expectativa fica por conta do desempenho do advogado Gilson Sene. O são-paulino não disputa o campeonato regular, mas somou 20 pontos oriundos da presença na etapa (10 pontos) e o terceiro lugar da 1ª Copa Gaspar Vaz 2013 (10 pontos). Ele aparece na 9ª colocação e pode subir com a disputa em campo da Série Prata.

Além disso, agora tem a concorrência dos novatos que querem mostrar serviço, como Anderson Campos, o “Indião”, que ocupa a sexta posição com 25 pontos graças também a boa performance ao longo da Série Prata e o terceiro lugar obtido nesta competição.

                                 Anderson Campos, o "Indião", se prepara para chutar a gol

O rotaryano Daniel Arroyo e o assistente administrativo Marcos Cesar “Piri” dividem a sétima posição com 22 pontos, mostrando que a disputa será equilibrada. O jornalista e assessor parlamentar Alexandre Antunes, em seu ano de estreia na disputa, ocupa a décima posição com 16 pontos, dividindo esta colocação com o professor de informática e secretário-geral do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ, Vicente Júnior.

                       Fábio Queiroz (à esq.) enfrenta Mauro Silveira na final da Prata

Enfim, a temporada só está começando e promete. Por este motivo é importante que os botonistas venham ao máximo de etapas ao longo do ano para brigar efetivamente por mais este prêmio.

                       O estreante Alexandre Antunes (à dir.) em ação na Série Prata


Leia Mais

1º Campeonato Interno - CB Gaspar Vaz - 2013




MARCELO “JILÓ” COMEÇA A TEMPORADA COM DOIS TÍTULOS

O corretor de imóveis Marcelo Rodrigues “Jiló” confirmou o favoritismo e provou que foi o melhor botonista da Temporada 2012 não por acaso no 1º Campeonato Interno de 2013, disputado no último domingo (20) no Salão Social do Condomínio Vila Suissa, em Cezar de Souza, Mogi das Cruzes. Jogando com o Internacional-RS, “Jiló” venceu a Série Ouro ao fazer 8 a 7 em uma final histórica diante do jornalista Alexandre Barreira – que jogou com o Bahia-BA – e de quebra venceu a Copa Gaspar Vaz, ao bater nos pênaltis por 2 a 0 após empate por 3 a 3 com o jornalista paulistano Mauro Silveira, que atuou com a Ponte Preta-SP. Com estes títulos, “Jiló” larga na frente para conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o patamar de Melhor Botonista do ano, já que vai somar pontos preciosos de bonificação no Ranking da Temporada 2013.

Aliás, Mauro Silveira não ficou no prejuízo, afinal de contas, ele venceu por 4 a 1 o empresário Fábio Queiroz, que jogou com o Paysandu, e garantiu vaga na Série Ouro de fevereiro, assim como seu adversário na decisão da Série Prata. Em compensação, Antonio Carlos Dias “Bolit”, com o Corinthians, e Lucas Etiene, com o Bangu, foram os últimos colocados da Primeira Divisão e, em fevereiro, jogarão a “Segundona” no próximo mês.

A grande novidade dos campeonatos internos do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ para este ano foi a adoção das Séries Ouro e Prata. Com o total de 20 botonistas, as duas divisões – com dez jogadores cada uma - foram disputadas em pontos corridos com destaque para os rebaixamentos dos dois últimos da Série Ouro deste campeonato de janeiro para a Série Prata do torneio de fevereiro e o acesso dos dois primeiros da Prata para a disputa da Ouro no próximo mês.

Outro destaque a ser ressaltado foram as estreias de alguns botonistas, sendo que um deles havia ficado todo o ano de 2012 somente na promessa, como o jornalista mogiano Alexandre Antunes, que atuando com o Goiás-GO, teve uma participação regular ao longo da Série Prata. Também ocorreram as primeiras participações dos botonistas André Tokumoto, que jogou com a Portuguesa-SP e registrou seu primeiro contato com o futebol de mesa de forma oficial, e Júlio dos Santos, que esteve representando o Fluminense-RJ. Além disso, o psicólogo poaense Alexandre de Paula, com o São Raimundo-PA, voltou a disputar um campeonato do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ.

No cômputo geral, a primeira edição do Campeonato Interno disputado neste mês de janeiro registrou 525 gols em 98 jogos, o que resulta na média de 5,35 gols por partida. Na Copa Gaspar Vaz, foram anotados 152 gols em 23 jogos, com a média de 6,6 gols por partida.

O 2º Campeonato Interno do CLUBE DO BOTÃO GASPAR VAZ será no próximo dia 17 de fevereiro no Salão Social do Condomínio Monte Verde, no Alto do Ipiranga. O tema, desta vez, será Copa América de Seleções.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lista de participantes – 1º Campeonato – JAN/2013

Alexandre Antunes – Goiás-GO
Alexandre Barreira – Bahia-Ba
Alexandre de Paula – São Raimundo-AM
Anderson Campos – Figueirense-SC
André Tokumoto – Portuguesa-SP
Antonio C. Dias “Bolit” – Corinthians-SP
Daniel Arroyo – XV de Jaú-SP
Enrique Omar “Boli” – Flamengo
Fábio Queiroz – Paysandu-PA
Gilson Sene – São Paulo-SP*
João Vitor – Caxias-RS*
Júlio dos Santos – Fluminense-RJ
Lucas Etiene – Bangu-RJ
Marcelo Cereda – Náutico-PE
Marcelo Rodrigues “Jiló” – Internacional-RS
Marcos Cesar “Piri” – Cruzeiro-MG
Matteus Tashira – América-RJ
Mauro Silveira – Ponte Preta-SP
Paulo Castilho – Botafogo-RJ
Paulo Enrique – Sport Recife-PE*
Rodrigo Barreira – Palmeiras-SP
Vicente Júnior – Paraná-PR
Vinicius Minniti – Vitória-BA

*Disputaram somente a Copa Gaspar Vaz.

FORMA DE DISPUTA
Os 20 botonistas foram divididos em duas Séries distintas – Ouro e Prata – com base no Ranking da Temporada 2012. Nas duas divisões os botonistas disputaram o torneio no sistema de pontos corridos e os quatro melhores avançaram às semifinais, com a vantagem do empate para os dois primeiros na classificação geral. Os dois últimos da Série Ouro foram rebaixados para a Prata do próximo mês. Os dois primeiros da Prata subiram para a Ouro de fevereiro.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SÉRIE OURO

1ª FASE

1ª Rodada
Corinthians 3 x 2 Paraná
Bangu 2 x 6 Palmeiras
Cruzeiro 3 x 2 Náutico
Flamengo 2 x 3 Bahia
América-RJ 3 x 2 Internacional

2ª Rodada
Náutico 1 x 3 Paraná
Palmeiras 6 x 3 Corinthians
Bahia 1 x 1 Bangu
Internacional 7 x 4 Flamengo
Cruzeiro 11 x 2 América-RJ

3ª Rodada
América-RJ 5 x 4 Náutico
Paraná 1 x 3 Palmeiras
Corinthians 3 x 3 Bahia
Bangu 0 x 2 Internacional
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro

4ª Rodada
Palmeiras 2 x 4 Náutico
América-RJ 1 x 1 Flamengo
Cruzeiro 5 x 2 Bangu
Bahia 4 x 2 Paraná
Internacional 5 x 2 Corinthians

5ª Rodada
Náutico 3 x 3 Flamengo
Bangu 2 x 2 América-RJ
Corinthians 3 x 5 Cruzeiro
Palmeiras 0 x 6 Bahia
Paraná 2 x 4 Internacional

6ª Rodada
Flamengo 3 x 1 Bangu
América-RJ 4 x 6 Corinthians
Bahia 7 x 4 Náutico
Cruzeiro 4 x 4 Paraná
Internacional 6 x 4 Palmeiras

7ª Rodada
Náutico 3 x 1 Bangu
Corinthians 1 x 3 Flamengo
Paraná 3 x 2 América-RJ
Palmeiras 3 x 3 Cruzeiro
Bahia 4 x 5 Internacional

8ª Rodada
Bangu 3 x 2 Corinthians
Flamengo 1 x 2 Paraná
Internacional 7 x 5 Náutico
América-RJ 2 x 5 Palmeiras
Cruzeiro 3 x 7 Bahia

9ª Rodada
Náutico 2 x 0 Corinthians
Paraná 3 x 1 Bangu
Palmeiras 5 x 3 Flamengo
Bahia 3 x 3 América-RJ
Internacional 7 x 4 Cruzeiro

CLASSIFICAÇÃO 1 ª FASE


Grupo A
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Internacional
24
9
8
0
1
45
28
17
Bahia
18
9
5
3
1
38
23
15
Palmeiras
16
9
5
1
3
34
30
4
Cruzeiro
15
9
4
3
2
39
31
8
Paraná
13
9
4
1
4
22
23
-1
Náutico
10
9
3
1
5
28
31
-3
Flamengo
9
9
2
3
4
21
24
-3
América-RJ
9
9
2
3
4
24
37
-13
Corinthians**
7
9
2
1
6
23
33
-10
Bangu**
5
9
1
2
6
13
27
-14

** Rebaixados para a Série Prata de fevereiro

SEMIFINAIS

Bahia 5 x 2 Palmeiras
Internacional 6 x 3 Cruzeiro

Finais
3º Lugar
Palmeiras 4 x 2 Cruzeiro

Decisão
Internacional 8 x 7 Bahia


CAMPEÃO: Internacional (Marcelo Rodrigues “Jiló”)

VICE-CAMPEÃO: Bahia (Alexandre Barreira)

3º LUGAR: Palmeiras (Rodrigo Barreira)



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SÉRIE PRATA

1ª FASE

1ª Rodada
Fluminense 0 x 1 São Raimundo
Portuguesa 0 x 3 XV de Jaú
Ponte Preta 6 x 3 Paysandu
Goiás 2 x 0 Figueirense
Botafogo-RJ 2 x 0 Vitória-BA

2ª Rodada
Paysandu 3 x 1 São Raimundo
XV de Jaú 1 x 0 Fluminense
Figueirense 3 x 0 Portuguesa
Vitória-BA 6 x 5 Goiás
Ponte Preta 4 x 1 Botafogo-RJ

3ª Rodada
Botafogo-RJ 0 x 2 Paysandu
São Raimundo 0 x 0 XV de Jaú
Fluminense 0 x 3 Figueirense
Portuguesa 0 x 3 Vitória-BA
Goiás 4 x 3 Ponte Preta

4ª Rodada
XV de Jaú 3 x 0 Paysandu
Botafogo-RJ 1 x 7 Goiás
Ponte Preta 3 x 0 Portuguesa
Figueirense 1 x 1 São Raimundo
Vitória-BA 2 x 1 Fluminense

5ª Rodada
Paysandu 4 x 3 Goiás
Portuguesa 0 x 2 Botafogo-RJ
Fluminense 2 x 5 Ponte Preta
XV de Jaú 2 x 4 Figueirense
São Raimundo 0 x 1 Vitória-BA

6ª Rodada
Goiás 4 x 0 Portuguesa
Botafogo-RJ 1 x 1 Fluminense
Figueirense 5 x 1 Paysandu
Ponte Preta 2 x 1 São Raimundo
Vitória-BA 4 x 5 XV de Jaú

7ª Rodada
Paysandu 2 x 1 Portuguesa
Fluminense 3 x 3 Goiás
São Raimundo 0 x 0 Botafogo-RJ
XV de Jaú 3 x 2 Ponte Preta
Figueirense 4 x 3 Vitória-BA

8ª Rodada
Portuguesa 0 x 1 Fluminense
Goiás 1 x 2 São Raimundo
Vitória-BA 2 x 2 Paysandu
Botafogo-RJ 1 x 3 XV de Jaú
Ponte Preta 2 x 2 Figueirense

9ª Rodada
Paysandu 2 x 1 Fluminense
São Raimundo 1 x 0 Portuguesa
XV de Jaú 2 x 2 Goiás
Figueirense 6 x 1 Botafogo-RJ
Vitória-BA 4 x 4 Ponte Preta

CLASSIFICAÇÃO 1 ª FASE


Grupo A
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Figueirense
20
9
6
2
1
28
12
16
XV de Jaú
20
9
6
2
1
22
13
9
Ponte Preta
17
9
5
2
2
31
20
11
Paysandu
16
9
5
1
3
19
22
-3
Goiás
14
9
4
2
3
31
21
10
Vitória-BA
14
9
4
2
3
25
23
2
São Raimundo
12
9
3
3
3
7
8
-1
Botafogo-RJ
8
9
2
2
5
9
23
-14
Fluminense
5
9
1
2
6
9
18
-9
Portuguesa
0
9
0
0
9
1
22
-21

Semifinais

XV de Jaú 0 x 4 Ponte Preta
Figueirense 1 x 2 Paysandu

Finais
3º Lugar
Figueirense 4 x 3 XV de Jaú

Decisão
Ponte Preta 4 x 1 Paysandu

CAMPEÃO: Ponte Preta (Mauro Silveira) *

VICE-CAMPEÃO: Paysandu (Fábio Queiroz) *

3º LUGAR: Figueirense (Anderson Campos)

*Garantiram vaga na Série Ouro de fevereiro



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

1ª COPA GASPAR VAZ - 2013

Primeira Fase
Bahia 3 x 0 Paysandu
América-RJ 3 (1) x (2) 3 São Paulo*
Vitória-BA 5 x 2 Fluminense
XV de Jaú 3 x 5 Cruzeiro
Náutico 5 x 2 Figueirense
Bangu 1 x 0 Portuguesa
Goiás 4 (0) x (1) 4 Flamengo*
*Pênaltis

Oitavas de Final
Corinthians 4 (2) x (3) 4 Bahia*
Caxias 2 x 4 São Paulo
Internacional 6 x 5 Vitória-BA
São Raimundo 3 x 2 Cruzeiro
Paraná 5 (2) x (3) 5 Náutico*
Palmeiras 3 x 1 Bangu
Ponte Preta 4 x 3 Botafogo
Sport 0 x 3 Flamengo
*Pênaltis

Quartas de Final
Bahia 2 x 4 São Paulo
Internacional 3 x 0 São Raimundo
Náutico 4 x 5 Palmeiras
Ponte Preta 5 x 2 Flamengo

Semifinais
São Paulo 3 x 5 Internacional
Palmeiras 6 x 8 Ponte Preta

Finais

3º Lugar
São Paulo 4 x 3 Palmeiras

Decisão
Internacional 3 (2) x (0) 3 Ponte Preta


CAMPEÃO: Internacional (Marcelo Rodrigues “Jiló”)

VICE-CAMPEÃO: Ponte Preta (Mauro Silveira)

3º LUGAR: São Paulo (Gilson Sene)






Leia Mais