sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Começa a disputa do 30º Paulistão

Começa neste sábado (12) a 30ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Mesa. O tradicional torneio conta com times grandes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Corinthians e Santos. Cerca de 400 jogadores, divididos em quatro categorias, representarão as cidades de São Paulo, Santos, Itu, Americana, Jacareí, Socorro, São Caetano e São Bernardo do Campo. Disputam torneios oficiais, ainda individualmente, Campinas, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Mogi das Cruzes, Lençóis Paulista e Bauru.
Para o presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM), José Jorge Farah, o ano de 2011 promete grandes disputas.
O nível técnico dos jogadores de São Paulo continua altíssimo. O Círculo Militar conseguiu reconquistar sua hegemonia, mas, para mantê-la, terá de suar muito, comenta o dirigente. Farah refere-se ao maior vencedor de todos os tempos e atual campeão da categoria Principal, o Círculo Militar de São Paulo. Com sede no bairro do Ibirapuera, a equipe já levou nove títulos paulistas. Ao seu lado, entre os favoritos para 2011, estão Palmeiras (três títulos brasileiros e cinco paulistas), Maria Zélia (cinco títulos paulistas) e Corinthians (atual campeão brasileiro e dois títulos paulistas). Completam a disputa da Categoria Principal, os clubes Meninos FC, de São Bernardo do Campo, e Bloco do R, de Itu. Já a Copa Estado de São Paulo (que dá ao campeão o acesso ao Campeonato Paulista Principal) abrigará o Santos FC, Nacional AC e Cisplatina FC de São Paulo, XV de Agosto, de Socorro, Flamengo, de Americana, Liga Jacareiense, de Jacareí, e CRE Fundação, de São Caetano do Sul.
A Categoria Aspirantes, disputada desde 1989, mescla os botonistas mais experientes com as futuras promessas e também será responsável por disputas acirradas entre as mais tradicionais equipes do esporte. Círculo Militar (cinco títulos e atual campeão), Maria Zélia (quatro títulos), Corinthians (três) estão entre os que têm mais chances. Mas o Bloco do R, de Itu, promete time forte, assim como o Meninos FC, de São Bernardo do Campo, e o Cisplatina FC, estreante este ano, do bairro do Ipiranga, em São Paulo. Para os mais experientes do Futebol de Mesa há a categoria Máster, recém-criada,  que conta com Corinthians, Cisplatina FC, Maria Zélia e Nacional.

Para entender o jogo por Equipes
O torneio por Equipes é muito valorizado em todo o País. Uma partida coletiva é jogada em seis mesas, onde seis jogadores de cada lado enfrentam-se em um sistema de rodízio. Cada vitória individual conta três pontos para a equipe. Empate, um ponto. No intervalo das rodadas, é comum jogadores do mesmo time trocarem informações importantes sobre a característica de jogo do adversário, o que torna a marcação e a pressão fatores que decidem um campeonato.

Modalidades
No Brasil, são três as modalidades de Futebol de Mesa, que se diferem basicamente pelo número de toques permitidos até concluir ao gol. Em São Paulo, a modalidade é a ‘12 Toques’, a qual reúne mais atletas no País, mas no Brasil ainda há a modalidades ‘Três Toques’ e ‘Um Toque’.

O esporte no Brasil
Embora seja muito popular, o Futebol de Mesa foi reconhecido oficialmente como esporte em 1988 pelo Conselho Nacional de Desportos (CND). O Futebol de Mesa surgiu com indício de organização em 1962, ano de fundação da Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM). O primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade aconteceu em 1982, em São José dos Campos (SP).
Foi definido no Estado de São Paulo que, o dia 14 de fevereiro é o "DIA DO BOTONISTA" em homenagem a Geraldo Cardoso Décourt, um dos maiores divulgadores e incentivadores do esporte em todo o Brasil. Em 2011, é comemorado os 100 anos de nascimento de Décourt, considerado também o homem que criou as primeiras regras de Futebol de Mesa. O esporte tem a sua Confederação Brasileira. Criada em 1992, congregando 7 mil atletas filiados – 3 mil apenas em São Paulo, reúne 12 Estados com federações regionais devidamente regulamentadas, filiadas e ainda quatro, em fase de filiação.
O esporte é praticado informalmente por mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil em suas mais diversas variações de regras, porém a maioria joga ainda de forma lúdica.

0 comentários:

Postar um comentário