segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HOMENAGEM: GERALDO DECOURT - 100 ANOS

Geraldo Cardoso Décourt, ou simplesmente Geraldo Décourt, brasileiro, foi pintor, escritor, compositor, botonista e ainda um dos maiores incentivadores do esporte futebol de mesa.
Nasceu em Campinas no dia 14 de fevereiro de 1911 e o dia (14 de fevereiro) do seu nascimento foi oficializado pelo governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, no ano de 2001, como o "dia do botonista".
Como pintor era autodidata. Abstracionista. Participou do Salão Paulista de Arte Moderna tendo recebido ao Prêmios Medalha de Bronze/1961, Medalha de Prata/1962 e Premio Aquisição/1963.
Participou ainda do VI Salão Nacional de Arte Moderna, do I, II e III Salão de Arte Contemporânea de Campinas/SP, tendo recebido Menção Honrosa/1965 e Grande Medalha de Bronze/1966. Participou ainda de outros Salões Oficiais, de coletivas e individuais.
Segundo “Paulo Mendes de Almeida”, “é, se não o primeiro, seguramento um dos primeiros abstracionistas do Brasil”.
Geraldo Cardoso Décourt é, segundo a maioria, o precursor do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil; por volta de 1929, Décourt deu o nome de "Celotex", nome que ele deu ao Futebol de Mesa, porque a mesa onde era jogado era feita de um material importado, usado em divisórias, isto em 1930 ainda no mesmo ano lança o primeiro livro de regras.
Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização.
Faleceu em maio de 1998.
Fonte: Federação Paulista de Futebol de Mesa

1 comentários:

Futmesa Brasil disse...

HOMENGAEM MAIS QUE MERECIDAS..PARABÉNS PELA INICIATIVA E PELO BELO BLOG.
O www.futmesabrasil.com também irá prestar diversas homenagens a esse maior nome de nosso tão amado esporte.
Abraços

3 de janeiro de 2011 às 15:20

Postar um comentário